segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Bem-vindos

Depois de 16 anos casado com Enfermagem e acúmulo de um pouco de experiência, resolvi criar este blog com o fim de instigar o pensamento crítico reflexivo nos profissionais de Enfermagem, postulantes a profissionais e simpatizantes desta profissão nobre do cuidado humano. Aqui, discutiremos e opinaremos sobre o nosso cotidiano, sobre política, educação e outros temas relacionados à categoria.
 
A despeito de incontáveis blogs e sites de cunho informativo e científico, existe um certo vazio no que tange a discussão de fundo e opinião dos fatos e eventos, em se tratando de Enfermagem no Brasil. Por esta razão, caro internauta, me valho desta mídia para expressão e provocação, como uma cunha para a nossa reflexão crítica.
 
Com tantos recursos tecnológicos que temos ao nosso dispor em todas as áreas do conhecimento, em nosso dia-a-dia, estamos mal acostumados com o "tudo pronto". A ditadura da urgência nos consome, naufragamos na internet com o pouco de tempo que nos resta. Somos mais autômatos, mecanicistas, superficiais. O senso crítico é relegado ao segundo ou terceiro plano e não substituímos a conformação por transformação desejável. O mundo pós-moderno nos trouxe mais facilidades no fazer e mais dificuldade no refletir.
 
A pessoa que vos escreve é um simples ENFERMEIRO, alguém que possui uma certa quilometragem, que já viveu e sentiu na pele muitas agruras peculiares do exercício da profissão. Não tenho todas as credenciais para toda esta tarefa para a qual me proponho, todavia, sei que contarei com a ajuda de diversos colegas. Por hora este é o nosso canal, mande sugestões e opiniões. Logo estarei criando também no facebook um perfil com o mesmo slogan. REPENSANDO A ENFERMAGEM.  SEJAM BEM-VINDOS!

                                                                                           Aélio Duque da Silva

3 comentários:

  1. Parabéns, colega, pela bela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Precisamos mesmo desse espaco, excelente ideia!

    ResponderExcluir
  3. Caro colega , é salutar o seu questionamento, sobre o repensar a enfermagem tendo em vista que como foi abordado e de forma bem apropriado somos membros gerentes, chefes,supervisores entre outros termos e nos comportamos como "cordeirinhos ou lagarticha", quando a materia é o pensamento critico das nossas ações , o que somos a nossa formação o quanto ganhamos o quanto trabalhamos o quanto descansamos o quanto tempo somos pais e mães membros de uma família ou ainda um ser social, etc e etc... desta forma parabenizo a sua iniciativa em chamar para a responsabiliade pratica de repensarmos a enfermagem como seres sujeitos de uma ação...
    Parabens...

    ResponderExcluir